A gravidez normalmente pode provocar alterações quer estruturais, como aumento de tensão muscular, diminuição de mobilidade. Enquanto a gestação vai ocorrendo e com o aumento da barriga, o aumento de peso torna-se normal. Com estas alterações físicas também o centro de gravidade vai-se modificando semana a semana.
As futuras mamãs e a gravidez podem ter alterações a nível emocional, psicológico e fisico. É sempre aconselhável que exista um acompanhamento por parte do osteopata e da sua médica obstetra durante este tempo de transição. Queixas mais comuns na procura de tratamento Osteopatico: dor lombar; dor pélvica; dor ciática; dor dorsal; dor pescoço ou dor grelha costal; dor de cabeça; dor do canal cárpico.
O que pode esperar com a abordagem do Osteopata
Vai ter uma avaliação osteopatica de modo a que o osteopata consiga compreender o porquê de tal dor ou desconforto.
A abordagem do osteopata pode passar por tecidos moles, alongamentos, técnicas miofasciais entre outras técnicas. Como tal a grávida só tem a ganhar quando existe uma abordagem multidisciplinar. As mulheres grávidas que recebem acompanhamento de um osteopata, costumam mencionar que se sentem bastante melhor durante a gravidez como apos a gravidez.