A hipnoterapia é uma psicoterapia que recorre ao estado hipnótico. As psicoterapias “falam com as emoções”. São as emoções mal resolvidas, mal processadas, indigestas, que nos retiram o bem-estar. A vantagem do estado hipnótico é conseguir falar com o inconsciente, que é um reservatório imenso de informação. Está lá gravado tudo desde que nasceu e até mesmo antes de ter nascido. É como se fosse o disco rígido de um computador, onde está o sistema operacional, mas também os programas. Acedendo aos programas, conseguimos corrigir “erros de programação” – traumas, medos, crenças limitantes, e tudo o que limite o bem-estar emocional.
Consiste num conjunto de técnicas, transe conversacional ou induzido, que promove a mudança de estado de sentir. Sendo as técnicas adaptadas a cada pessoa, problema apresentado, e se é feito on-line ou presencialmente. Sendo que também se podem fazer em regime misto.
Hipnoterapia
Como pode ajudar?
Como fala com o inconsciente, pode ir à origem do sintoma. O que leva as pessoas a pedir ajuda é um sintoma que lhes retira o bem-estar.
Todos os sintomas têm uma origem. Se atuamos só no sintoma, este pode desaparecer e depois reaparecer. Ou pode desaparecer e aparecer outro. Mas quando vamos à origem do sintoma, o sintoma tende a desaparecer, ou a atenuar (dependendo da história clínica e medicamentosa).
A hipnoterapia pode ser de grande ajuda em medos e fobias, ataques de pânico, ansiedade, depressão, processar lutos, adições, perda de peso, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar e desportivo, dores, insónias, traumas, timidez e fobia social, entre outros.